ir para o conteúdo principal
Logomarca Muda Eu Sou DigitalLogomarca Muda Eu Sou Digital
   MENU

Content shape

< Voltar 16.dez.2021

Associação Portuguesa De Imprensa junta-se ao Programa EUSOUDIGITAL

Atenta ao processo de transição digital que a imprensa atravessa, e especialmente atenta à imprensa local, a Associação Portuguesa de Imprensa (API) junta-se a Programa EUSOUDIGITAL, cooperando na sua divulgação e promovendo a necessidade de capacitação digital dos portugueses.
text-content-image

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE IMPRENSA JUNTA-SE AO PROGRAMA EUSOUDIGITAL

PARA A CAPACITAÇÃO DIGITAL DE 1 MILHÃO DE PORTUGUESES

 

Promover a literacia digital de 1 milhão de adultos em Portugal, até ao final de 2023, através da promoção de ações de formação de adultos que nunca utilizaram a internet, é a missão do EUSOUDIGITAL. Atenta ao processo de transição digital que a imprensa atravessa, e especialmente atenta à imprensa local, a Associação Portuguesa de Imprensa (API) junta-se a Programa EUSOUDIGITAL, cooperando na sua divulgação e promovendo a necessidade de capacitação digital dos portugueses.

 

Uma rede nacional de milhares de Voluntários, apoiados em mais de 1.500 Centros em todo o País, irá ajudar um milhão de portugueses a dar os primeiros passos na internet e criar uma nova geração de novos digitais.

Lançado a 6 de julho de 2021, o EUSOUDIGITAL é uma medida inscrita no Plano de Ação de Transição Digital, numa iniciativa que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa.

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, aquando da apresentação do Programa, salientou a concretização desta medida emblemática do Plano de Ação para a Transição Digital e o impacto que terá na nossa economia e a capacitação digital de 10% da nossa população: este é um programa essencial para o nosso futuro coletivo, e que nos permite dizer que as tecnologias digitais nos vão ajudar a construir um País mais próspero, mais produtivo e eficiente, e, ao mesmo tempo, garantir que não deixamos ninguém para trás, afirmou.

Esta iniciativa irá apoiar adultos que nunca utilizaram a internet, através de ações de formação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade – os Centros EUSOUDIGITAL.

Para João Palmeiro, Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, a imprensa local está em plena transição digital e está muito atenta ao facto de que uma parte da população que ainda acompanha as notícias em papel terá de passar, num curto prazo, a procurar informação online. É imperativo que estes cidadãos não percam a ligação aos meios locais pelo que a capacitação digital é um fator determinante no processo. É deste pressuposto que nasce a ligação, muito natural, ao Programa EUSOUDIGITAL.

A imprensa local quer ser um parceiro ativo deste movimento de inclusão digital de toda a população, no sentido de assegurar que estes “novos digitais” (os seniores que estão a migrar para a internet) continuam a procurar os meios de comunicação local na sua versão online.

 

Todos podem participar no EUSOUDIGITAL – seja sob a forma de Mentores, Alunos ou Centros.

 

Elisabete Macieira, Coordenadora do Programa EUSOUDIGITAL, reforça a importância desta parceria com a API no sucesso desta missão: num mundo cada vez mais digital, é fundamental que todos os portugueses consigam acompanhar esta evolução e que não percam o acesso aos serviços e novas propostas digitais. A imprensa regional é um meio de ligação fundamental nas comunidades locais: chegam às pessoas de uma forma muito real, dedicada e envolvente. Por isso mesmo, é para nós um parceiro estratégico para conseguirmos chegar à população adulta não digital e, através de nosso Programa, ajudar a prepará-la para esta nova realidade. A verdade é que o digital não é uma opção, é um facto!

Qualquer adulto não digital pode inscrever-se como Aluno e agendar a sua sessão de capacitação, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples, gratuita e ao seu próprio ritmo. Para o efeito, basta ligar para o 800 210 397 e fazer a sua inscrição.

Mas o Programa também envolve todos aqueles que dominam as ferramentas digitais e que estejam disponíveis para ensinar aquilo que já sabem – os Mentores. Assim, qualquer cidadão com mais de 18 anos, pode voluntariar-se para ser um dos milhares de Mentores e ajudar os que lhe são próximos a dar os primeiros passos na internet.

Mais do que ligar as pessoas através da internet, este Programa de âmbito nacional pretende combater o isolamento e tornar mais fácil o dia a dia dos portugueses.

LIGUE PARA O 800 210 397 e fale connosco! A linha é gratuita e está disponível de 2ª a 6ª, das 14h00 às 18h00.

Aceda a www.eusoudigital.pt e saiba mais sobre o Programa.