ir para o conteúdo principal
Logomarca Muda Eu Sou DigitalLogomarca Muda Eu Sou Digital
   MENU

Content shape

< Voltar 10.set.2021

O IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. junta-se ao EUSOUDIGITAL

O IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude – junta-se ao Programa EUSOUDIGITAL participando de forma ativa na capacitação digital de adultos que nunca tiveram contacto com a internet.
text-content-image

A parceria entre o IPDJ e o Programa EUSOUDIGITAL foi formalizada numa cerimónia que decorreu hoje, dia 8 de setembro, no Centro de Juventude de Lisboa, o 1º dos 18 Centros EUSOUDIGITAL / IPDJ, e contou com as presenças do Secretário de Estado da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

 

Esta protocolo de cooperação vem reforçar a importância que os mais jovens têm no processo de promoção da literacia digital dos portugueses, mobilizando-os para o apoio da comunidade. Os Centros do IPDJ funcionarão com recurso a uma Bolsa de Mentores constituída por membros das diferentes Associações de Jovens de norte a sul do País.

 

Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, que acolheu e abriu a Cerimónia, reforçou que “o IPDJ se tem assumido, ao nível da Administração Pública, como pioneiro em matérias digitais, muito em particular na comunicação, que permitiu manter o contato com o seu público durante o período da pandemia. É com muito entusiasmo que celebramos a inauguração do primeiro CENTRO EUSOUDIGTAL IPDJ e damos o nosso contributo através da rede nacional de espaços PONTO JA.”

 

Numa primeira fase, o IPDJ irá criar 18 Centros EUSOUDIGITAL localizados nas suas Delegações Regionais. No entanto, o protocolo assinado prevê a abertura de 150 Centros localizados nas diversas associações apoiadas pela IPDJ, o envolvimento de 900 Jovens Mentores e a capacitação de 1.350 Alunos.

 

Os jovens são um dos principais pilares do Programa EUSOUDIGITAL. Apoiados numa plataforma que os “ensina a ensinar” de forma simples, lhes confere todo o apoio às ações de capacitação e o acesso a materiais pedagógicos devidamente certificados, serão eles os principais Mentores EUSOUDIGITAL

 

“Os jovens são nativos digitais e a sua participação ativa é uma grande mais-valia no que diz respeito à capacitação das pessoas para a utilização das oportunidades e serviços que a internet oferece. A importância do voluntariado jovem para o país é evidenciada de forma clara no Programa EUSOUDIGITAL, porque o acesso ao mundo online é fundamental para a cidadania plena no século 21” – sublinhou João Paulo Rebelo, Secretário de Estado para a Juventude e Desporto.

 

Medida emblemática do Plano de Ação para a Transição Digital, o Programa EUSOUDIGITAL tem o objetivo de promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal, até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30.000 Voluntários apoiados em mais de 1.500 Centros a nível nacional.

 

Destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet que pretendam adquirir competências digitais básicas, essenciais ao dia-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.

 

“O EUSOUDIGITAL abre as portas à capacitação digital de todos os cidadãos, principalmente dos ainda cerca de 1.800.000 portugueses infoexcluídos que ainda existem no nosso país. Representa, na plenitude, o que é o primeiro passo para o nosso objetivo de tornar Portugal uma Nação Digital, sem deixar ninguém para trás.” salientou o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

 

Qualquer adulto pode inscrever-se como Aluno e agendar a sua sessão de capacitação digital, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples e gratuita.

 

Municípios, Juntas de Freguesia, instituições de Ensino, associações, empresas e qualquer tipo de organizações privadas, também podem aderir ao Programa, disponibilizando os seus espaços para acolher um Centro EUSOUDIGITAL, numa rede de parceiros unidos com o mesmo propósito: levar a internet a quem mais precisa.

 

SOBRE O PROGRAMA:

O Programa EUSOUDIGITAL tem como objetivo promover a literacia digital de um milhão de portugueses até ao final de 2023, através da promoção de ações de capacitação de adultos que nunca utilizaram a internet.

 

Lançado a 6 de julho de 2021, o EUSOUDIGITAL é uma medida inscrita no Plano de Ação de Transição Digital, numa iniciativa que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, financiado no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social, integrada no Portugal 2020, mobilizando fundos da União Europeia para o apoio de projetos de inovação e empreendedorismo social.

 

Com a ajuda de milhares de Voluntários, apoiados em mais de 1.500 Centros em todo o País, o Programa irá ajudar mais de um milhão de portugueses a dar os primeiros passos na internet e criar uma geração de novos digitais.

 

O EUSOUDIGITAL visa contribuir para um Portugal mais avançado, inclusivo e participativo, alterando o paradigma digital atual, em que 2 em cada 10 portugueses nunca utilizaram a internet.

 

Toda a informação sobre o Programa em www.eusoudigital.pt.