ir para o conteúdo principal
Logomarca Muda Eu Sou DigitalLogomarca Muda Eu Sou Digital
   MENU

Content shape

< Voltar 20.out.2021

Rede De Universidades Séniores junta-se ao EUSOUDIGITAL

Foi no decorrer da Assembleia Magna da RUTIS – Rede de Universidades Seniores, que se formalizou a parceria entre a Rede de Universidades Seniores e o Programa EUSOUDIGITAL, para um Portugal mais avançado e autónomo.
text-content-image

Foi no decorrer da Assembleia Magna da RUTIS – Rede de Universidades Seniores, que se formalizou a parceria entre a Rede de Universidades Seniores e o Programa EUSOUDIGITAL.

Esta iniciativa irá apoiar adultos que nunca utilizaram a internet, através de ações de formação digital desenvolvidas por voluntários em locais de proximidade na comunidade – os Centros EUSOUDIGITAL, como o Centro RUTIS inaugurado em Almeirim.

Luís Jacob, Presidente da RUTIS, considera que "é um desígnio nacional estarmos todos juntos para melhorar as competências digitais das pessoas."

 

Todos podem participar no EUSOUDIGITAL – seja sob a forma de Mentores, Alunos ou Centros. Nesta fase, a RUTIS conta já com seis Centros EUSOUDIGITAL em atividade mas conta expandir esta iniciativa a toda a sua rede de Universidades Séniors.

Qualquer adulto não digital pode inscrever-se como Aluno e agendar a sua sessão de capacitação, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples, gratuita e ao seu próprio ritmo. Para o efeito, basta dirigir-se a uma das Universidades Seniores presentes no país ou ligar para o 800 210 397 e fazer a sua inscrição.

Mais do que ligar as pessoas através da internet, este Programa de âmbito nacional pretende combater o isolamento e tornar mais fácil o dia a dia dos portugueses.

Aceda a www.eusoudigital.pt e saiba mais sobre o Programa.

 

SOBRE O PROGRAMA:

O Programa EUSOUDIGITAL tem como objetivo promover a literacia digital de um milhão de portugueses até ao final de 2023, através da promoção de ações de capacitação de adultos que nunca utilizaram a internet.

Lançado a 6 de julho de 2021, o EUSOUDIGITAL é uma medida inscrita no Plano de Ação de Transição Digital, numa iniciativa que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, financiado no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social, integrada no Portugal 2020, mobilizando fundos da União Europeia para o apoio de projetos de inovação e empreendedorismo social.

Com a ajuda de milhares de Voluntários, apoiados em mais de 1.500 Centros em todo o País, o Programa irá ajudar mais de um milhão de portugueses a dar os primeiros passos na internet e criar uma geração de novos digitais.

O EUSOUDIGITAL visa contribuir para um Portugal mais avançado, inclusivo e participativo, alterando o paradigma digital atual, em que 2 em cada 10 portugueses nunca utilizaram a internet.